Pertencente ao distrito de Vila Real, o concelho de Mesão Frio tem cerca de 27 km² de área, 5000 habitantes e cinco freguesias. É limitado a norte e a nascente pelo concelho de Peso da Régua, a sul pelos de Resende e Lamego (confinados pelo rio Douro), e a poente pelo concelho de Baião, já no distrito do Porto.
Mesão Frio é conhecido pelas suas características vinícolas – de onde provém o afamado vinho do Porto – e pelas suas paisagens demográficas incomparáveis, destacando-se os panoramas que podem ser contemplados a partir dos miradouros da Boa Vista, do Imaginário e do Monte de São Silvestre. A igreja Matriz de São Nicolau, o Convento de São Francisco, o Hospital da Misericórdia e o antiquíssimo castro – onde subsistem duas muralhas pré-romanas, muros romanos e uma torre quadrangular medieval – que se encontra na freguesia de Cidadelhe, são os principais edifícios a visitar.
A gastronomia do concelho está “intimamente ligada ao modo de vida dos antepassados”. A principal especialidade é o famoso cabrito com arroz e batatas assadas no forno a lenha. A marrã, a feijoada, as papas de farinha de milho e a “sopa de castanha pica” são mais alguns dos pratos típicos. Também os pratos de peixe têm uma presença marcante na região, nomeadamente a caldeirada (mistura dos mais variados peixes com batatas, pimentos e salsa) e os peixinhos do rio em molho de escabeche. Quanto aos doces, os biscoitos de Donsumil e falachas são obrigatórios.
“O artesanato do concelho está intimamente ligado à construção de peças e instrumentos relacionados com a cultura da vinha e com a produção do vinho”: a cestaria, tanoaria e latoaria são as principais artes artesanais, contudo, podem encontrar-se também rendilheiras, tecedeiras e bordadeiras.
Anualmente, realiza-se na vila a Feira de Santo André entre fins de Novembro e princípios de Dezembro, onde se dá a conhecer a gastronomia, cultura, animação e artesanato próprias da região, que atraem milhares de visitantes.
Fontes:
www.cm-mesaofrio.pt
www.mesaofrio.com.pt