ALIJÓ

Brasão_de_armas_-_Alijó,_Portugal

Pertencente ao distrito de Vila Real, o concelho de Alijó tem aproximadamente 300 km² de área, cerca de 12 mil habitantes e é subdivido em 14 freguesias. Delimitado geograficamente pelos rios Douro, Tua, Tinhela e Pinhão e pelas “montanhas transmontanas”, o município é limitado a norte por Vila Pouca de Aguiar e Murça, a leste por Carrazeda de Ansiães, a sul por São João da Pesqueira e a oeste por Sabrosa.

Entre os monumentos e locais a visitar em Alijó, destacam-se: a Anta da Fonte Coberta, um dos mais importantes dólmens do norte de Portugal, classificado como Monumento Nacional em 1910, encontra-se no planalto da Chã, integrada na freguesia de Vila Chã; a Biblioteca Municipal; a Capela de Nª. Srª. dos Prazeres, do século XIX, situada no monte de Srª. da Cunha, um dos mais bonitos miradouros envolventes da sede do concelho; a Capela de Santa Bárbara, situada no monte na freguesia de Favaios; a Capela do Sr. Jesus do Outeiro, do século XIX; a Capela da Nª. Srª. da Boa Morte ou do Pópulo, remonta ao século XVII; a Casa dos Mansilhas, classificado como Imóvel de Interesse Turístico, recuperado no século XVIII e onde actualmente funcionam os serviços da Casa de Cultura de Alijó; o Castro de Favaios, situado num dos pontos mais elevados da povoação de Favaios; o Castro do Pópulo ou “Castro da Touca Rota”, ergue-se no topo de uma elevação sobranceira aos ribeiros de Sabrosa e do vale do Cunho; o Homem do Douro,  principal rotunda da sede de Concelho, realça o trabalho e esforço corajoso do homem na faina da vinha com o seu cesto de vindima; a Igreja Matriz, em homenagem a Santa Maria Maior é datada de finais do século XVIII; a Quinta de S. Jorge; o Santuário de Nª. Srª. da Piedade, o maior bem patrimonial da freguesia de Sanfins do Douro; os miradouros de Casal de Loivos, o de Santa Marinha no Castedo, o da Sª da Cunha em Alijó, o do Santuário de Nª. Srª. da Piedade em Sanfins do Douro, o de Santa Bárbara em Favaios, o do Senhor Jesus da Capelinha em Vilar de Maçada, o de S. Domingos na Granja e o de Stª Eugénia; entre muitos outros.

Os pratos tradicionais da região são a Bola de Carne, o Cozido à Portuguesa, o Cabrito Assado, as Carnes Fumadas, a Feijoada à Transmontana, os Milhos, o Bacalhau Assado com Batatas a Murro, e os Enchidos (Alheiras, Chouriço de Sangue e Linguiças). Quanto aos doces, são característicos o Sarrabulho Doce, as Amêndoas Cobertas, as Cavacas de St.ª Eugénia, o Bolo Borrachão, o Doce da Teixeira, o Toucinho do Céu, o Bolo Mulato, o Pão-de-Ló de Água, as Fritas de Chila, as Fritas de Abóbora, e os Quinzinhos. Quanto aos vinhos, o Vinho Generoso (Porto), o Vinho Moscatel e o Vinho Espumante (Vale D’Anais, Fragrância, Vértice).

No que toca ao artesanato, a latoaria, a olaria, a tanoaria, a correaria, a tamancaria ocupavam as horas e os dias do homem do Douro ao mesmo tempo pastor e agricultor. Os bordados e rendas de linho fazem ainda a alegria das raparigas casadoiras. Cestos de vindima, tonéis, barris, almotolias, púcaros de barro preto, chapéus de palha, cintos e correias, calçado são história viva desta gente.

A Feira da Laranja, que decorre no primeiro fim-de-semana de Maio, é a Feira de maior destaque do concelho, onde se evidencia o mais típico da freguesia, a laranja, de sabor delicioso e inconfundível muito apreciada na região. A Feira tem uma duração de 2 dias onde se promovem também outros produtos regionais, a gastronomia e o artesanato.

Fonte:

www.cm-alijo.pt

It was a sign of things to come for the Chicago Bears, whether in the near or distant future.

Labeled the third-team quarterback and a developmental project at the outset of training camp, rookie quarterback Mitchell Trubisky took snaps with the second team on Wednesday as the Bears completed a full week of practices.

”Don’t read too much into it,Alshon Jeffery Jersey” coach John Fox said. ”It’s just a matter of getting guys through different centers, different groups.

”It’s something that we mentioned would happen at some point throughout camp.”

The Bears traded up to the second pick in the first round to select Trubisky out of North Carolina in the 2017 draft, so his progress is important even if the plan is to let him learn behind starter Mike Glennon and backup Mark Sanchez.

It has been an up-and-down process to this point.

On Saturday, Trubisky fumbled three snaps in one drill, and then fumbled the next day again.Jordan Howard Jersey He has since been steadier since then.

”He’s learning a whole new offense,” Fox said. ”A whole different NFL coverage package that we see, a little bit more extensive types of coverages.Kyle Long Jersey So I think the guy’s done everything he can. He’s improving every day.

”He’s got a great work ethic. He learns quickly and works hard. You can’t ask for much more.Danny Trevathan Jersey

Trubisky blamed himself for the fumbles, although they came with different players at center. One of the concerns over Trubisky heading into the draft was his inexperience taking direct snaps from center, because he played in the shotgun in college.

”It was frustrating because that was uncharacteristic of me and I’ve just got to handle that,” Trubisky said. ”They were just wasted plays and I was kind of frustrated because I kind of wasted a team session right there and I didn’t allow myself or my teammates to get better.